Agência Federal de Rede

De acordo com o regulamento eIDAS, o certificado qualificado para assinatura eletrônica deve conter os seguintes dados:

Informações sobre o expositor;

um nome ou pseudônimo que identifique claramente o titular do certificado e, se aplicável, outros atributos;

assinatura eletronica qualificada

Chave de verificação de assinatura do proprietário;

Número de série;

a assinatura eletrônica avançada (regulamentação eIDAS) ou qualificada (na Alemanha) do provedor de serviços de certificação emissor;

Informações sobre o início, fim e possíveis restrições à validade ou alcance do certificado.

Os certificados eletrônicos qualificados são emitidos após exame prévio e acreditação do respetivo prestador de serviços de confiança pelas autoridades responsáveis ​​(na Alemanha, pela Agência Federal de Redes de Eletricidade, Gás, Telecomunicações, Correios e Ferrovias).

Para que serve um certificado digital? Simplificando, um certificado eletrônico é essencial para autenticar uma pessoa, proteger o seu acesso aos dados transmitidos e permitir-lhe criar uma assinatura eletrônica. Muito importante – como já mencionado, uma assinatura digital sem certificado digital qualificado não é juridicamente equivalente a uma assinatura manuscrita.

O certificado digital é uma garantia de segurança e prova de autenticidade da identidade do signatário, única pessoa com autoridade para assinar. O certificado estabelece a ligação entre a assinatura eletrônica e quem a assina, na medida em que contém informações essenciais à autenticação dessa pessoa e à garantia da imutabilidade do documento.